Indústria gera mais 200 postos de trabalho em setembro na região

Indústria da região apresentou um saldo positivo na geração de empregos durante o mês de setembro ( Ricardo Almeida ANPr)

O nível de emprego industrial no Alto Tietê registrou alta de 0,32% no mês de setembro, o que significou um aumento de aproximadamente 200 postos de trabalho, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (10/10) pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Com isso, a Região contabiliza sete meses consecutivos de resultados positivos, com um acumulado de 1,51% e a criação de 900 empregos.

A indústria registrou o melhor setembro desde 2012, quando a Região criou 350 empregos. Desde então, o desempenho veio na decrescente até atingir -650, que foi o saldo de setembro do ano passado – auge da crise econômica. Neste ano, desde março o nível de emprego industrial dá sinais de recuperação, com variação acima da média estadual. No último mês, por exemplo, o Estado contabilizou um índice de 0,08%, enquanto o da Região foi de 0,32% – o 11º no ranking das 36 regiões industriais de São Paulo.

“Os indicadores mostram que a economia brasileira reagiu e que caminhamos para deixar mais uma crise para trás. Embora ainda falta muito para um crescimento efetivo, essa reação tem contribuído para a retomada da confiança dos investidores, que é fundamental para os negócios”, avalia José Francisco Caseiro, diretor do Ciesp Alto Tietê.

O presidente da Frente Empresarial Pró-Itaquaquecetuba (Fempi), Augusto César Santos, encara os dados com otimismo e acredita que a indústria de Itaquaquecetuba tem um grande potencial para alavancar ainda mais o emprego no setor no Alto Tietê. “É um sinal de que a crise está aos poucos acabando e isso é bom, pois o que mais prejudica nesse momento é o desemprego e aos poucos ele vem se recuperando em diversos setores. Estamos recebendo muitos currículos de jovens nesse momento e acredito que Itaquá tem potencial para absorver esses jovens e os trabalhadores experientes que não tem no momento uma perspectiva de emprego”, afirma.

Presidente da Fempi, Augusto César Santos, encara os dados com otimismo (Cape Press)

Indústria da região apresentou um saldo positivo na geração de empregos durante o mês de setembro ( Ricardo Almeida ANPr)

Em setembro, o nível de emprego industrial na Diretoria do Ciesp Alto Tietê – foi influenciado pelas variações positivas de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (2,52%); Veículos Automotores e Autopeças (0,99%); Produtos Alimentícios (0,39%) e Celulose, Papel e Produtos de Papel (0,86%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

A Diretoria Alto Tietê do Ciesp representa oito municípios – Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. A Região conta com aproximadamente 2000 indústrias.

Quando comparados os meses de setembro dos anos de 2016 e 2017, o cenário atual é melhor na região, pois em setembro de 2016 o resultado foi negativo em 1,08%. Veja o comparativo dos meses de setembro de  2006 a 2017.